haaa
No livro de Rubens Alves “A escola que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir" podemos encontrar três tipos de abordagens:
-Humanista,
-Comportamental
- Cognitivista
HUMANISTA
Explica-se o fato da humanista estar presente nessa obra, pois nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano.
O professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências do aluno o professor não ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam.
Na historia podemos ver que os próprios alunos é quem decidem certas coisas como, por exemplo, o que querem aprender, como devem ser avaliados, e também quais vão ser os métodos utilizados nessa avaliação.
Esses fatores citados a cima resultam na explicação do olhar humanista para a comparação da obra de Rubens Alves.
COMPORTAMENTAL
Já a explicação da comportamental está no fato de podemos ver que o conhecimento é uma "descoberta" e é nova para o indivíduo que a faz. O que foi descoberto, porem, já se encontrava presente na realidade exterior.
Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência.
Na Escola da Ponte tem o intuito de respeitar as diferenças de cada um e não os tratar como iguais considerando que devem andar no mesmo ritmo, terem lugares fixos dentro de uma sala de aula, possuírem uma relação vertical com os professores, etc. Dentro dessa escola inovadora se respeita as individualidades de cada um dos alunos, os professores os tratam como amigos, a resposta do aluno é um estimulo ao professor.
Podemos perceber que dentro dessa escola há democracia com o intuito de formar cidadãos únicos, livres e com valores, que consigam enxergar o prazer na aprendizagem, e que a mesma possui