Gótico
Característica mais evidente da arte gótica é o naturalismo, cada vez mais presente. Que é apresentado primeiramente em obras de artistas italianos.
A pintura durante o período gótico era praticada em: afrescos, painéis, iluminura de manuscritos e vitrais.
No começo do período gótico, era perceptível a produção de arte, como principal objetivo sendo para fins religiosos.
Características da Pintura Gótica
Com início na Itália, a pintura gótica dispõe de um interesse pela narrativa pictórica e uma espiritualidade intensificada.
Algumas características básicas da pintura gótica e do seu desenvolvimento, são: Inicio do uso da tela e da tinta a óleo, surgimento de artistas com um estilo pessoal, uso do claro-escuro, entre outros.
Alguns pintores góticos que se destacam: Duccio, Giotto, Simone Martini e outros.
Características da Arquitetura Gótica A arquitetura gótica é evolução da arquitetura românica.
Com o gótico, a arquitetura ocidental atingiu um dos pontos culminantes da arquitetura pura.
Conhecida por ser encontrada com mais frequência nas grandes catedrais, que, geralmente, possuem a aparência semelhante a um crucifixo.
A fachada das estruturas góticas busca seguir a verticalidade e a leveza e no interior, busca um ambiente iluminado.
Características da Arquitetura Gótica
-Elementos: Arcos de ogiva, Vitrais coloridos (iluminando o interior de igrejas e catedrais), Abóbadas em cruzaria, Suportes exteriores (o contraforte e o arcobotante), Verticalismo (“cada vez mais próxima de Deus”), Gárgulas, Esculturas santas, Arcada. --Algumas construções: Catedral Notre-Dame de Paris, Catedral de Amiens, Abadia de Saint-Denis, Catedral de Burgos, Catedral da Sé, Catedral de Saint Patrick. O estilo gótico designa uma fase da história da arte ocidental, identificável por características muito próprias de contexto social, político e religioso em conjugação com valores estéticos e filosóficos e que surge como