Gênese e Evolução do Processo de Conhecimento Científico
Contexto geral
Ao se falar do conhecimento científico tema esse ministrando em sala de aula podemos identificar a necessidade de diferencia-los de outros tipos de conhecimentos existentes e não somente diferencia-los, mas também em conhecer o seu contexto histórico.
Desde a antiguidade já podemos voltar a capacidade humana de observações as referidas as forças da natureza, cuja a mercê vivia os homens, e a morte. Surgem então o conhecimento mítico voltado a explicações desses fenômenos, atribuídas a entidades de caráter sobrenatural, e também a “forças” sobrenaturais.
Temos também o conhecimento empírico (ou censo comum) onde baseiam-se naquilo que aprendemos com nossas vivencias e sentimentos em outras palavras não permitem formulação de hipóteses sobre a existência de acontecimentos situados além das percepções objetivas.
Conhecimento filosóficos consiste no mundo das ideias, é portanto abstrato pois não consegue provar o que pensam baseiam-se na experiência e não na experimentação não sendo confirmado nem refutados temos o conhecimento religioso ou teológico que apoia em doutrinas ou dogmas, onde sua essência está a fé. Fé esta que está centrada em um criador divino onde ele é o centro da verdade considerada infalível e indiscutível.
Conhecimento cientifico é real e preocupasse em mostra como a realidade funciona tem como base experimentos ou experiências e não somente a razão buscam métodos e técnicas para melhorar a vida humana e aprimorar seus conhecimentos. Baseado no que foi explanado na sala de aula podemos notar a eficácia do docente em mostrar as diferencias e peculiaridades existente em cada conhecimento enfatizando assim que não há conhecimento melhor que o outro dependendo do contexto que o mesmo esteja inserido com isso podemos identificar a real necessidade que o assunto nos traz ao contexto da disciplina, pois até então, tínhamos apenas um vago conhecimento do mesmo. Dessa forma constatamos que estamos no início de uma grande