gêneros textuais
Tema 8:
Gêneros textuais
Hugo de Andrade Silvestre
Síntese
Falar é completamente fácil, quando se têm palavras em mente que expressem sua opinião.
Difícil é expressar por gestos e atitudes o que realmente queremos dizer, o quanto queremos dizer, antes que a pessoa se vá.
Carlos Drummond de Andrade
O ser humanos em suas interações sociais estabelece naturalmente atos comunicativos. Em todos eles surgem textos que no decorrer do tempo se estruturam de uma determinada maneira. Assim, temos cartas, e-mails, artigos científicos, relatórios, anúncios publicitários, notícias, reportagens, editoriais, receitas, bulas, etc. Tais textos é o que chamamos de gêneros textuais, alvos de nossos estudos nesta aula.
Objetivos
• Compreender o que são gêneros textuais.
• Aprender os aspectos que compõem um gênero textual.
• Reconhecer diferentes gêneros textuais e saber empregá-los.
• Aprender a utilizar os gêneros textuais em favor de uma comunicação eficiente. Gêneros textuais: um conceito breve As pessoas comumente se veem em situações em que necessitam se comunicar. Assim é, por exemplo, ao final de um estágio quando é exigido um registro de tudo que foi realizado durante o período. Aí, apela-se para o relatório.
Outro caso seria quando, ao desejarmos trocar ideias e informações com alguém distante, empregamos o e-mail. Textos como esses nos são úteis em seus devidos contextos e exigem conhecimento sobre eles. Os textos que surgem no decorrer do tempo a partir de interações sociais e que aos poucos passam a ter características próprias, são o que chamamos de gêneros textuais. Para Terra e Nicola (2008) os gêneros textuais são aqueles que produzimos e empregamos efetivamente em nosso cotidiano, sendo que eles apresentam características comuns como: formato, estrutura e assunto.
UniVIRTUAL
2
Para que você compreenda melhor esse conceito, leia o texto abaixo.
Campeonato de