Gêneros textuais e produção lingüística luiz antônio marcuschi (ufpe)
A leitura insere o ser humano em um vasto mundo de conhecimentos, propiciando a obtenção de informações em relação a qualquer contexto e área do saber.
Pode-se definir a técnica do fichamento com sendo o ato através do qual se registra os estudos de uma obra ou texto, em fichas ou em folhas de papel
João Bosco Medeiros define resumo como sendo uma apresentação sintética e seletiva das ideias de um texto, ressaltando a processão e a articulação delas. Já a ABTN conceitua resumo como apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.
A técnica de resenha é a descrição minuciosa de uma obra, que além do resumo, sempre vem acompanhada de uma posição crítica por parte do leitor.
TIPOS DE FICHAMENTO:
O fichamento bibliográfico é a descrição, com comentários dos tópicos abordados em uma obra ou parte dela.
Fichamento de resumo ou conteúdo apresenta-se uma síntese bem clara e concisa das ideias principais contidas no texto ou obra.
O fichamento de citação é a transcrição textual, ou seja, é a reprodução fiel das frases que se pretende usar na produção do texto técnico-científico.
TIPOS DE CITAÇÃO: Direta, indireta, citação de citação.
GÊNEROS TEXTUAIS:
Desde os anos 80 do s éculo XX, admite-se de forma quase unânime que o texto é o melhor ponto de partida e chegada para o tratamento da língua em sala de aula.
A expressão “gênero” ” esteve, na tradição ocidental, especialmente ligada aos gêneros literários
GÊNEROS TEXTUAIS: Refere os textos materializados em situações comunicativas recorrentes. São inúmeros. Surge de acordo com as demandas da sociedade. ( Carta, aula, e-mail...)
TIPO TEXTUAL: refere-se à estrutura composicional dos textos. Narrativo, descritivo, argumentativo, expositivo, injuntivo.
Não há uma dicotomia entre Gênero e tipo. Há uma relação complementar e integrada.
* A nossa