os gêneros do discurso
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL / INSTITUTO UFC VIRTUAL Curso: Letras semipresenciais Disciplina: Leitura e Produção de Texto Acadêmico Professora: Maria Elias Atividade de Portfólio 2.1
Leia o artigo "OS GÊNEROS DO DISCURSO: o que apontam Marcuschi (2000, 2003), Bakhtin (1979) e Rojo (2002)" e selecione as definições de gêneros e sequências textuais que você julga mais interessantes.
Com base nos conceitos selecionados, escreva um pequeno texto, de no máximo duas páginas, articulando e comentando sobre os temas Gêneros Textuais e Sequências Textuais.
Os trechos selecionados devem aparecer em seu texto em forma de citações diretas, indiretas e citações de citações (siga as normas da ABNT). Não se esqueça de apresentar as referências no final de seu texto.
Para falarmos sobre gênero acadêmico-científico baseada na semântica linguística, ou seja, na descrição de um sentido dentro do linguístico, vamos definir o que é gênero. Gêneros textuais são tipos específicos de textos de qualquer natureza, literários ou não.
Quando se aprende a falar e a escrever já se faz através de gêneros Para Marcuschi (2001, p.25-26) A fala seria uma forma de produção textual-discursiva para fins comunicativos na modalidade oral, sem a necessidade de uma tecnologia além do aparato disponível pelo próprio ser humano. Caracteriza-se pelo uso da língua em sua forma de sons sistematicamente articulados e significativos, expressivos de outra ordem, tal como a gestualidade, os movimentos do corpo, a mímica. A escrita seria o modo de produção textual-discursiva para fins comunicativos com certas especificidades materiais e se caracterizaria por sua constituição gráfica, embora envolva recursos de ordem pictórica e outros. Trata-se de uma modalidade de uso da língua complementar à fala.
Usamos a expressão tipo textual para designar uma espécie de construção teórica