Gêneros Dramáticos
Tragédia
É a apresentação de ações que provocam no espectador sentimentos de dor, piedade, terror. São sensações muito fortes, muitas vezes amedrontadas, onde junto a elas tem muito suspense, o que o deixa o espectador com certo medo. O sentimento de dor pode ser provocado tanto pela morte, quanto por algo não alcançado, uma decepção, perda de algo valioso, uma doença. No caso da piedade, são ações como personagens sofredores, angustiados, ameaçados, isso provoca ao público, certo sentimento de piedade, pena. O terror, e o medo, o medo que aquele suspense provoca o medo da morte, o medo das ações dos autores, o medo diante da peça. Ao assistir uma tragédia, o espectador tem a sensação de compaixão diante do sofrimento dos personagens. Muitas vezes provocando choros e muitas lágrimas.
Exemplo de Tragédia: Romeu e Julieta de William Shakespeare.
Comédia
A comédia é a inspiração do riso, é algo prazeroso que provoca certa vontade de se expressar sorrindo. São feitas ações leves, situações engraçadas, que provocam ao espectador o riso. A comédia se define pelo comportamento humano, o sentimento comum. Faz o espectador, diante de certas situações, se expressar com o riso, fazendo com que ele possa refletir criticamente sobre o que é retratado na peça.
Exemplo de Comédia: O Auto da Compadecida de Ariano Suassuna.
Tragicomédia
A tragicomédia é a mistura do sofrimento da tragédia e o riso da comédia. São dois temas completamente opostos retratados em um só tema, em uma só peça. E como a própria realidade, momentos