gênero dramatico
- Comedia este gênero, de origem grega, apresentava personagens de caráter vicioso e vulgar, que protagonizavam atitudes ridículas. A comédia é uma sátira de comportamentos coletivos e individuais com o intuito de agir sobre a plateia de maneira moralizante. De caráter cômico, tinha o cotidiano como temática, satirizando os defeitos humanos e a sociedade como um todo, representada por personagens estereótipos das debilidades humanas, como o rabugento, o avaro, o apaixonado e o mesquinho. Sua estrutura consiste em uma situação complicada inicial, mas no final tudo acaba bem.
- Tragédia é a representação de ações dolorosas da condição humana, como o sofrimento pela perda de alguém. A ação visa provocar no espectador piedade e terror, terminando em geral de forma fatal. Sua estrutura consistia em uma ação inicial feliz, todavia com um final trágico, na qual a temática era baseada no sofrimento e na desgraça do protagonista.
- Tragicomédia é um subgênero teatral que alterna ou mistura comédia, tragédia, farsa, melodrama, etc. Mas é provável que Plauto (254 a.C.-184 a.C.) tenha sido o primeiro a empregar a palavra "tragicomédia" definindo-a como um gênero híbrido de comédia e tragédia, conforme explica através do personagem Mercúrio, no prólogo, de sua peça Amphitryon:
"O que é isso? Vocês franziram a testa porque eu disse que ia ser uma tragédia? Sou um deus, e posso mudá-la; se vocês quiserem farei da tragédia uma comédia, com os mesmos versos, todos eles. Querem que seja assim ou não? Mas que bobo que eu sou! Como se eu não soubesse o que vocês querem, eu que sou um deus! Sei o que existe na cabeça de vocês a respeito disso. Vou fazer com que seja uma peça mista: com que seja uma tragicomédia porque não acho certo que seja uma comédia uma peça em que aparecem reis e deuses. O que vou fazer, então? Como também um escravo toma parte nela farei que seja, como já disse, uma trágico-comédia." (PLAUTO, Amphitryon, 52-63).
Essa mistura ou alternância de