Gênero Literário Dramático
-Gênero Dramático
Esse gênero é caracterizado por ser composto de textos que foram produzidos para a encenação teatral. Para que o texto dramático se torne um peça, primeiramente ele deve ser transfigurado em um roteiro, e, somente depois, ele pode ser transformado em um texto que servirá de base para um espetáculo. O aspecto mais importante do texto dramático é a existência do denominado texto principal, que é composto pela parte do texto que deve ser dito pelos autores na peça e que, diversas vezes é influenciado pelas designações cênicas, o texto também denominado secundário.
O nome do gênero dramático, provém da expressão grega “drama”, que significa “ação”. Isto quer dizer “pessoas que agem e obram diretamente” (ARISTÓTELES, 1964, p.264), trazendo a ideia de atores sobre o palco e os personagens em suas falas. Analisando textualmente os diálogos, ou seja, o discurso direto marca a característica específica do gênero dramático. Aristóteles, um grande pensador da Grécia diz que o drama é um gênero que “realiza a imitação da realidade por meio de personagens em ação e não pela forma narrativa”.
A narração e o drama se aproximam enquanto gênero por três motivos: narram uma história; representam a realidade por meio de personagens; e contém falas-diálogos como uma das formas diretas desses personagens dizerem e se dizerem. Além das características citadas o palco torna-se um ambiente propício a sua representação, por meio de personagens interpretados pelos atores.
Inicialmente, tem-se um texto, mas ao contrário do épico e do lírico, a interação com o público, não se dá por meio da leitura, mas sim por meio da mediação de atores que “transformam a composição escrita em ação dialogada”. No entanto, apenas o texto não é suficiente, pois, o drama é uma criação híbrida, uma síntese de recursos diversos, que envolve atores, encenadores, cenário, música, e até coreografia. A peça escrita - antes de ser representada - é como uma partitura musical antes de sua