trabalho de literatura
DRAMÁTICO: São textos teatrais, mostra personagens, suas falas, cenário, etc.
ÉPICO: São os textos que narram mitos, aventuras, heróis. O melhor exemplo é o poema Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões.
SATÍRICO: São os textos críticos.
LÍRICOS: São os textos que privilegiam o "eu" (eu-lírico), geralmente romances ou textos introspectivos.
Apesar dessa divisão, nada impede que um texto misture dois gêneros, embora um deles geralmente se sobressai.
Um texto do gênero dramático não é necessariamente um drama, o gênero dramático se refere a textos escritos para o teatro.
• Épico: é a narrativa com temática histórica; são os feitos heroicos de um determinado povo. O narrador conta os fatos passados, apenas observando e relatando os feitos objetivamente, sem interferência, o que torna a narrativa mais objetiva.
• Dramático: é o gênero ligado diretamente à representação de um acontecimento por atores.
• Lírico: gênero essencialmente poético, que expõe a subjetividade do autor e diz ao leitor do estado emocional do “eu-lírico”.
Gênero literário é uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias podem ser feitas de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais e outros. A distinções entre os gêneros e categorias são flexíveis, muitas vezes com subgrupos.
Na história, houve várias classificações de gêneros literários, de modo que não se pode determinar uma categorização de todas as obras seguindo uma abordagem comum. A divisão clássica é, desde a Antiguidade, em três grupos: narrativo ou épico, lírico e dramático. Essa divisão partiu dos filósofos da Grécia antiga, Platão e Aristóteles, quando iniciaram estudos para o questionamento daquilo que representaria o literário e como essa representação seria produzida.1 Essas três classificações básicas fixadas pela tradição englobam inúmeras categorias menores, comumente denominadas subgêneros.
O gênero lírico