Gêneros digitais
Neste mundo globalizado, numa era digital que se modifica e aperfeiçoa dia a dia, é praticamente impossível viver sem interagir com a internet. Diga-se e com isso que cada vez mais cresce o número de pessoas que participam deste mundo virtual e crianças ainda bem novas estão tendo acesso de forma surpreendente a este meio tão magnífico e cheio de interatividade. Não basta ter um instrumento na mão, é preciso saber usá-lo. As novas tecnologias, com certeza trazem novos rumos. Será que isto implica em uma nova maneira de agir e de pensar diante de tantas possibilidades tecnológicas? È bem certo que novos conceitos estão sendo adquiridos pelas mídias eletrônicas, para tanto faz-se necessário o ensino das mesmas no contexto escolar, haja vista que muitos ouvem falar, mas nem todos sabem o que é e como usar corretamente essas ferramentas.
Os principais gêneros digitais são:
* Blog- também chamado de weblog ou diário virtual, é um gênero digital que possui uma estrutura capaz de ser atualizada rapidamente, por meio da publicação de artigos, também chamados de posts. Estes, por sua vez, podem estar com links, imagens, além de outros signos lingüísticos.
Características: O autor do blog pode postar textos, comentários, acontecimentos, links para outros sites e blogs, em ordem cronológica, disponibilizando aquele espaço para que os visitantes comentem o que foi postado. A simplicidade do serviço de Blogs permite gerir e editar conteúdos com a frequência que desejar e de forma fácil, sem requerer conhecimentos sólidos de programação, webdesign ou HTML.
Importância: O blog possibilita a produção de textos, análises e opiniões sobre atualidade, publicação de fotos e vídeos, além de favorecer a imaginação e facilitar a socialização através dos comentários que poderão ser postados. Permite ainda ao usuário manifestar suas ideias sem restrições e propicia a interação direta com os leitores.
O blog pode ser