Gênero textuais notícias jornalisticas como incentivo á leitura em sala de aula.
Á LEITURA EM SALA DE AULA.
Geane Barbosa da Silva.
RESUMO: Esta pesquisa surgiu com o objetivo de investigar porque os educadores não usam textos os quais fazem parte do cotidiano dos alunos. Assim as aulas de Língua Portuguesa seriam mais agradáveis. Observamos que a crise do ensino de língua portuguesa se prende, entre outros fatores, á permanência de texto os quais não condiz com o cotidiano dos alunos. Logo não nos chama atenção até porque temos várias notícias jornalísticas no nosso dia a dia. Percebe-se que os livros didáticos exploram bastantes os gêneros textuais mais cabe aos educadores adequarem a seu cotidiano. Dessa maneira as aulas de Língua Portuguesa vão ser mais agradáveis e os discentes sentir-se-ão mais motivados em aprender sua língua de acordo com a norma padrão.
Palavras- chaves: Gêneros textuais. Notícias jornalísticas. Aulas de Língua Portuguesa.
GÊNERO TEXTUAIS NOTÍCIAS JORNALISTICAS COMO INCENTIVO
Á LEITURA EM SALA DE AULA.
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo incentivar os educadores de Língua Portuguesa a fazerem mais uso dos gêneros textuais que circulam no convívio dos alunos. Aqui apresentaremos notícias jornalísticas. A utilização do jornal na sala de aula como uma forma de desenvolver a consciência da cidadania. Mas fazendo-se uma leitura crítica dos jornais. Para que os mesmo venham a se familiariza com a disciplina porque hoje temos a língua portuguesa como um obstáculo para a nossa vida; uma vez que não sabemos quando fizer uso de algumas regras importas pela gramática.
A Linguística Textual é uma das áreas prósperas da Linguística moderna e foi apresentada no Brasil por Marcuschi (1983), e tem como objeto de análise os diferentes gêneros textuais encontrados nos diversos portadores, inclusive em jornais impressos e/ou digital (online). Os gêneros textuais, por sua vez, vêm crescendo em importância entre linguistas e, cada vez mais,