Produção de texto
ETAPA 1 (Passo 1)
Conceitos:
Leitura: é um processo de apreensão/compreensão de algum tipo de informação armazenada num suporte e transmitida mediante determinados códigos, como a linguagem. O código pode ser visual, auditivo e inclusive táctil, como sistema braille.
Convém destacar que todos os tipos de leitura se apoiam na linguagem, é o caso, por exemplo, dos pictogramas ou ainda das partituras de música.
Também define-se como: Ação de ter algo. É o hábito de ler. A palavra deriva do latim “lectura”, originalmente com o significado de “eleição”, escolha, leitura.
Estratégias de Leitura: Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois achar cansativo, monótono e difícil. Isso ocorre porque, na maioria das vezes, o indivíduo ainda não encontrou um meio estratégico para promover sua leitura de maneira prática.
Segue algumas táticas de leitura que podem despertar interesse a ser um incentivo: * Leitura em voz alta: enquanto lê em voz alta, a concentração é facilitada, já que a leitura silenciosa pode sofrer interferências; * Exposição de pensamentos: é quando o leitor expõe, verbaliza o que está pensando a respeito do que se lê; * Identificação dos fatores chaves: o ledor identifica os elementos mais importantes da narrativa; * Representação visual dos acontecimentos: a mediada que lê, o indivíduo faz reprodução mental acerca dos fatos; * Antecipação das informações: diz respeito ao acontecimento prévio que o leitor possui a respeito do que se lê; * Questionário: faz perguntas sobre o texto, torna a leitura fácil para algumas pessoas; * Resumo: faz uma síntese do texto à medida que lê;
Essas práticas produzem gosto pela leitura.
Leitura e a produção de sentidos: é a compreensão e interpretação do leitor em cima de um texto escrito, uma imagem ou propaganda e é através do gênero textual que compreendemos e damos sentido ao texto.
Devemos considerar os diferentes conhecimentos de um leitor para o