Gênero discursivo
Gênero Discursivo
Entendemos de acordo com Bakthin(1992), o gênero discursivo como toda situação do uso de língua. Para o autor “todas as esferas da atividade humana, por mais variadas que sejam, estão sempre relacionadas com a utilização da língua. Não é de surpreender que o caráter e os modos desta utilização sejam tão variados como as próprias esferas da atividade humana”(op.cit.p.279).
Segundo o autor, o enunciado considerado isoladamente é individual, mas cada esfera da utilização da língua elabora seus tipos relativamente estáveis de enunciados, sendo isso o que se denomina gênero discursivo.Dada a sua heterogeneidade, incluindo orais e escritos, os gêneros do discurso inclui indiferentemente: dialogo cotidiano, carta, bilhete, parábolas, etc.
Em cada época do seu desenvolvimento, a língua escrita é marcada por gêneros dos mais diversos tipos.( Noêmia dos Santos Silva, TCC 2001 – Argumentação e gêneros discursivos: um estudo das parábolas de Jesus.)
Salmo 90
Oração de Moisés, varão de Deus
Senhor, tu tens sido o nosso refúgio, de geração em geração. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade, tu és Deus.
Tu reduzes o homem à destruição; e dizes:Volvei, filhos dos homens. Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.
Tu os levas como corrente de água; são como um sono; são como a erva que cresce de madrugada; de madrugada, cresce e floresce; à tarde, corta-se e seca.
Pois somos consumidos pela tua ira e pelo teu furor somos angustiados. Diante de ti puseste as nossas iniqüidades; os nossos pecados ocultos, à luz do teu rosto.
Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro. A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos. Quem conhece o