Gêneros discursivos
Toda vez que contamos ou escrevemos uma história estamos criando um texto discursivo. Qualquer tentativa de comunicação pode ser considerada como texto discursivo, o assunto ou o jeito que contamos a historia é o que diferencia um texto discursivo do outro. Existem vários gêneros de textos discursivos, entre eles temos os dissertativos, narrativos, argumentativos e descritivos.
Texto Dissertativo É o texto onde você da sua opinião sobre um assunto e tenta convencer o leitor através de justificativas. O texto dissertativo pode ter de 3 a 5 parágrafos, no primeiro você apresenta o assunto que será explicado mais tarde, os próximos parágrafos são os de desenvolvimento, onde você explica o conteúdo e apresenta informações sobre ele, o ultimo parágrafo é a conclusão, um pequeno resumo das idéias colocadas no texto e mostra uma maneira de resolver o problema. Dissertar é mostrar idéias, informações, fatos e analisar, defender ou justificar o conteúdo.
Texto Narrativo Como o diz o próprio nome narra um acontecimento. A narração pode ser divida em vários tipos, os principais são: romance, novela, conto, crônica e fábula. O romance é uma narrativa longa, com vários personagens e na maioria das vezes dividida em capítulos, onde várias historias se ligam a uma historia principal, formando o enredo. A novela é uma narrativa com vários episódios, bem agitados em que os espaços são bem apresentados e o enredo acaba quando todos os conflitos são resolvidos. O conto é uma narrativa curta, com poucos personagens e com apenas um conflito resolvido em pouco tempo. A crônica também é uma narrativa curta, que fala sobre fatos do dia a dia e sua estrutura pode ser de forma livre e pessoal. A fábula é uma narrativa curta também, simples, composta por personagens animais com características humanas e normalmente trás uma lição no fim da historia. Todas essas narrações devem responder perguntas como: Quem? O que? Quando? Onde? Por