Gênero discursivos
Isto leva a outra observação, no minimo, intrigante: tanto a primeira pagina do jornal, a capa da revista, como a noticia é considerada um gênero jornalistico. Alguns gêneros jornalisticos aparecem ora como textuais, ora como discursivos. Uma caracteristica que, alias, esta em varios gêneros.
Textuais ou discursivos
No mesmo artigo citado acima, Roxane Rojo mostra como são tênues os limites entre gênero discursivo e gênero textual, como são diluidas as fronteiras entre texto e gênero. A pesquisadora havia mapeado os autores citados para uma e outra escolha. Aqueles que trabalhavam com gênero do discurso citavam Bakhtin e seu circulo, e aqueles que falavam em gêneros textuais citavam, principalmente, Bronckart e Adam.
Depois de 10 anos (1995), esta é uma tendência que se repete nos trabalhos brasileiros do Siget, mas também que preocupa claramente os pesquisadores. Pelo menos 10 comunicações individuais questionam categorias dos mesmos autores citados acima. Um dos trabalhos discute especificamente a diferença entre gênero textual e discursivo, outro ("Editorial: um gênero textual?") questiona através da nomenclatura. Pela tabela abaixo, fica claro como as linhas entre textual e discursivo são imprceptiveis:
[pic]
Gênero de quê?
Muito interessante observar também a diversidade de produtos, composições, eventos que podem ser considerados um gênero. Um gênero discursivo pode ser, desde uma "situação de trabalho", "depoimento de orkut", a uma noticia de jornal impresso. A charge, por exemplo, é considerada como textual e como discursivo. Os gêneros jornalisticos são, em geral, considerados gêneros textuais. Dos 21 gêneros textuais, quase a metade (10) é gênero jornalistico