Corrente
Existem dois tipos de corrente elétrica: Corrente Contínua (CC) e Corrente Alternada (CA).
A corrente contínua tem a característica de ser constante no tempo, com o seu valor bem definido e circulando sempre pelo mesmo sentido em um condutor elétrico. A corrente alternada possui a característica de ser variante no tempo, alternando o sentido pelo qual atravessa um condutor.
Pelo fato de ser alternada, possui algumas características como freqüência, amplitude e fase.
A corrente alternada é utilizada em inúmeras aplicações, principalmente em sistemas de grandes potências, indústrias e máquinas elétricas. Em geral, os motores elétricos que equipam os eletrodomésticos como batedeiras, geladeiras e máquinas de lavar utilizam CA.
A corrente contínua tem uma faixa de utilização ainda muito maior, pois todos os sistemas eletrônicos como computadores, rádios, telefones, etc funcionam com CC. A CC é o tipo de corrente gerada por todos os tipos de pilhas e baterias, sem exceções.
Nas usinas de geração de energia (hidroelétricas, termoelétricas e nucleares) são utilizados geradores do tipo CA. Quase todas as redes de transmissão e distribuição de energia elétrica em todo o mundo são do tipo CA, sendo valores típicos de tensão eficaz de 127 VRMS e 220 VRMS, com freqüência de 60 Hz, em outros países, como no Paraguai, o valor da freqüência é de 50 Hz.
Todos os circuitos eletrônicos precisam uma fonte de energia elétrica para os “alimentar”.
Em geral, esta fonte de energia é uma fonte de tensão CC. Para sistemas portáteis, baterias podem ser utilizadas. Porém, mais freqüentemente, os circuitos precisam ser alimentados a partir da rede energia CA local disponível. Para estes casos, deve existir uma parte do equipamento que converte a forma de onda alternada da rede energia do tipo CC.
VALOR EFICAZ
Como foi mencionando anteriormente, a energia elétrica que é distribuída aos usuários domésticos e indústrias nas cidades é