Redes sociais
Rafael Mesquita do Mar
Faculdade de Computação – Universidade Federal do Pará
(UFPA) – Belém – PA – Brasil rafamesquita89@gmail.com Considerando todo o crecimento do número de Redes Sociais, e um número cada vez maior de usuários espalhados por todo o mundo é fácil perceber o grande fluxo de informações e de dados, desta forma, sabendo usar essas ferramentas de maneira controlada pode ser de grande utilidade, e as possibilidade são inúmeras, como manter contatos com amigos que estão distantes, integração do mundo real com o mundo virtual, além de um maior compartilhamento de informações e tudo isso em uma grande velocidade. É claro que, como sempre, tudo tem um lado neativo, e quando se trata de redes sociais, alguns pontos que devem ser levados em consideração são os limites do que realmente é público ou privado, a grande exposição de uma pessoa em seus perfis nas redes sociais, falta de controle com os acessos e assim como a questão de segurança de dados.
Com essa facilidade de acompanhar as informações em tempo real através de algumas redes sociais, uma vantagem que pode ser citada é o uso delas na educação, beneficiando o agrupamento de profissionais da mesma área possibilitando uma interação que pode auxiliar no compartilhamento de informações e experiências.
O uso das redes sociais torna-se um problema a partir do momento que os usuários começam a utilizar essa ferramenta de uma forma descontrolada. Quando os usuários já estão tão viciados nessas ferramentas que praticamente esquecem o “mundo real”, e acabam utilizando apenas as redes sociais como único meio de comunicação, ficando de certa forma ainda mais isolados da sociedade. Isso pode acabar criando relações apenas superficiais e imprecisas, os sentimentos tornam-se virtuais e as vezes não podemos mais perceber o quanto do que lemos é realmente verdadeiro. Além de causar uma falsa impressão de um amplo grupo de amigos, enquanto que na verdade o que está