gás acetileno
O acetileno (C2H2 - Massa Molecular igual a 26 u) é um Alcino, e por ser constituído de apenas 2 átomos de Carbono e 2 átomos de Hidrogênio é muito leve. Em contato com o ar atmosférico, tende a subir por ser menos denso que este. É incolor, e quase sempre apresenta odor desagradável por conter impurezas.
Por ser um Alcino, é muito instável (por causa das ligações triplas) e se decompõe facilmente se submetido a pequenas compressões, liberando certa quantidade de energia. É também um gás muito combustível, cuja queima de 1 mol libera mais de 2600 KJ de energia.
O acetileno é condicionado em cilindros metálicos de alta pressão em solução líquida de acetona, dado o seu alto poder de detonação. Por isso é muito utilizado na produção de explosivos. Mas também se pode utilizar o acetileno para a fabricação de solventes orgânicos industriais, plásticos de borracha sintética; ou ainda participar das reações de formação do ácido acético e álcool etílico.
O acetileno é um gás asfixiante com grande grau de inflamabilidade (grau 4: maior da escala), porém não é tão nocivo ao organismo humano se exposto à níveis moderados. O maior risco do acetileno é a sua capacidade de deslocar massas de ar, e consequentemente, oxigênio atmosférico.
É muito reativo com halogênios, oxigênio, cobre, mercúrio e prata. Por isso deve ser mantido longe dessas substâncias; e seu transporte deve sempre ser feito em automóveis abertos em cilindro apropriados.
2. Faça uma pesquisa sobre ácido e base:
Slides
3. Faça uma pesquisa sobre indicadores de ácidos e bases
Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio.
O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons [H+] ( ou H3O+) em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução.
Desse modo, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e