Mecânica
Eixo de Controle e Processos Industriais
Disciplina: Tecnologia da soldagem
Processo de soldagem com chama oxi-gás
Introdução
Soldagem
Soldagem por chama (oxigás)
O calor para a fusão dos materiais é obtido através de uma chama; produzida pela combinação do oxigênio com um combustível.
Oxi-acetilênica: oxigênio + acetileno
Oxi-hídrica: oxigênio + hidrogênio
Oxi-propânica: oxigênio + propano
Introdução
Soldagem
Uma vantagem deste processo é o controle que o soldador exerce sobre o calor e a temperatura, independente da adição de metal.
É adequado para operações de conserto, para soldagem de chapas finas e tubos de pequeno diâmetro. Soldar seções espessas, exceto para trabalho de conserto, não é economicamente viável quando comparada com outros processos disponíveis.
O equipamento usado em OFW tem um custo baixo, é normalmente portátil e versátil o bastante para ser usado para uma variedade de operações, tais como dobramento, retificação, pré-aquecimento, pós-aquecimento, deposição superficial e brazagem.
Acessórios de corte, bicos para multichama e uma variedade de acessórios para aplicações especiais aumentam a versatilidade do equipamento.
Gases de combustão
Soldagem
Gases combustíveis têm uma propriedade em comum, ou seja, requerem sempre oxigênio para sustentar a combustão. Um gás, para ser conveniente às operações de soldagem, deve apresentar as seguintes propriedades quando queimado:
1. Alta temperatura de chama.
2. Alta taxa de propagação de chama.
3. Conteúdo de calor suficiente.
4. Mínimo de reação química da chama com os metais base e de enchimento.
Dentre os gases comercialmente disponíveis, o acetileno é o que mais se aproxima destes requisitos. Outros gases como propano, gás natural, propileno e gases baseados nestes, oferecem temperaturas de chama suficientemente altas, mas exibem baixas taxas de propagação de
chama.