Gustave Coubert
Mulheres peneirando trigo, Mus. de Belas-Artes — Nantes
Auto-retrato com cão, Mus. do Petit Palais — Paris
Jo, a bela irlandesa, Mus. Nacional — Estocolmo
O sono, Mus. do Petit Palais — Paris Gustave Courbert retratado por Nadar.
Nascimento 10 de Junho de 1819Ornans, FrançaMorte 31 de Dezembro de 1877 (58 anos)La Tour-de-Peilz, FrançaNacionalidade FrancêsOcupação Pintor, artista plástico
Gustave Courbert retratado por Nadar.
Jean-Desiré Gustave Courbet nasceu em Ornans, França, no dia 10 de junho de 1819. De uma abastada família de proprietários rurais, interessa-se desde cedo pelo desenho e pela política. Em 1840, muda-se para Paris, onde opta por não frequentar a tradicional Academia de Arte, preferindo cursos livres como os da Académie Suisse.
A partir de 1844, Gustave Courbet passa a utilizar em suas obras uma espátula de aço, com a qual empasta generosamente a tinta sobre a tela.Gustave Courbet pinta de modo instintivo, com grande destreza. Gradativamente, vai abandonando o romantismo de suas primeira telas, e passa a se interessar pelo mundo concreto e visível. Pinta personagens de sua própria época, bem como motivos políticos e sociais. Gustave Courbettorna-se um dos principais nomes do movimento realista.
Em 1855, na Exposição Universal de Paris, diversos quadros de Gustave Courbet são recusados pela organização do evento, dentre eles “Enterro em Ornans” e “O Atelier”. Gustave Courbet então manda construir uma pequena casa próxima à Exposição, onde inaugura o “Pavilhão do Realismo“. Com 41 quadros, a mostra é financiada pelo próprio artista.
Nos anos seguintes, graças a amigos influentes, como o marchand Bruyas,Gustave