Realismo - O Movimento Artistico
O movimento foi marcado pela representação objetiva das coisas e pessoas, com certo domínio da natureza, reflexo dos conhecimentos científicos e técnicos adquiridos pelos artistas através da sociedade industrial da época, bem como por uma observação empírica da natureza.
Pelo fato de ser considerado um resgate á realidade, ao materialismo, o Realismo esqueceu a emotividade humana, característica marcante do Romantismo, movimento ao qual se opôs, havendo um embate entre a subjetividade romântica e a objetividade realista.
Pintura
Deixando de lado os temas mitológicos, bíblicos históricos ou literários, o Realismo teve como objetivo a criação da realidade imediata e não imaginada. Esta volta ao real deu aos artistas uma espécie de politização. Seu desenvolvimento artístico deu origem a uma manifestação artística: o Impressionismo.
As principais características da pintura realista são a representação da realidade com a mesma objetividade com que um cientista estuda um fenômeno da natureza. Aos artistas não cabia "melhorar" artisticamente a natureza, pois a beleza está na realidade tal qual ela é. Os artistas procuravam representar os aspectos mais característicos e expressivos da realidade.
As pinturas eram politizadas. A arte passa a ser um meio para