O realismo
ARQUITETURA E URBANISMO-N13
O REALISMO-MOVIMENTO ARTÍSTICO
CAMPO GRANDE, 15 DE MAIO
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
ARQUITETURA E URBANISMO-
O REALISMO-MOVIMENTO ARTÍSTICO
Trabalho de pesquisa sobre O Realismo-
Movimento Artístico.
Curso de Arquitetura e Urbanismo.
Disciplina: Estética e História da Arte
CAMPO GRANDE, 15 DE MAIO
2013
Realismo
Entre 1850 e 1900 surge nas artes europeias, sobretudo na pintura francesa, uma nova tendência estética chamada Realismo, que se desenvolveu ao lado da crescente industrialização das sociedades. São características gerais do Realismo: o cientificismo, a valorização do objeto, o sóbrio e o minucioso, a expressão da realidade e dos aspectos descritivos.
O Realismo surge em meio ao fracasso da Revolução Francesa e de seus ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade. A sociedade se dividia entre a classe operária e a burguesia. Logo mais tarde, em 1848, os comunistas Marx e Engels publicam o Manifesto que faz apologias à classe operária.
Uma realidade oposta ao que a sociedade tinha vivido até aquele momento surgia com o progresso tecnológico: o avanço da energia elétrica, as novas máquinas que facilitavam a vida, como o carro, por exemplo. Entre as correntes filosóficas, destacam-se: o Positivismo, o Determinismo, o Evolucionismo e o Marxismo.
Contudo, o pensamento filosófico que exerce mais influência no surgimento do Realismo é o Positivismo, o qual analisa a realidade através das observações e das constatações racionais.
O Realismo foi um movimento artístico, e os integrantes sentiam necessidade de retratar a vida, os problemas e costumes, das classes, média e baixa não inspirada em modelos do passado. O movimento manifestou-se também na escultura e, principalmente, na arquitetura.
Na Arquitetura, os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais