Gustav Klimt Análise de "O beijo"
O trabalho de Klimt faz uma síntese do Simbolismo e da Art Nouveau.
Este quadro virou símbolo da liberdade artística após o rompimento da arte clássica.
No quadro foi ultilizada a técnica de óleo e folha de ouro sobre a tela.
Pode observar-se a predominância do dourado,das formas geométricas e das flores. Não existe profundidade, apenas um fundo salpicado em ouro.
Klimt usa a ornamentação elaborada característica da Art Nouveau,este quadro funde as formas estilizadas e as cores extravagantes do Simbolismo ao seu conceito pessoal e eclético de beleza.
O casal encontra-se coberto por um manto, de estampas distintas. A estampa do homem é representada por ornamentos retangulares, simbolizando o masculino, enquanto a estampa da mulher é representada por formas arredondadas e floridas, simbolizando o feminino. A ornamentação que envolve o casal é definida pelo contorno masculino, simbolizando a masculinidade no pescoço forte do homem. É o homem que impõe movimento ao beijá-la.
O casal encontra-se sob uma cama formada por flores, da qual saem as plantas douradas que contornam os pés da mulher, conhecidas como ervas de Parnasso, antigo simbolo da fertilidade.
A mulher é representada de forma passiva, encontra-se de joelhos aos pés do homem, o que na época se chamava subordinação feminina. A jovem é um dos exemplos da fixação de Klimt por mulheres ruivas.
Nesta obra Klimt procurou destacar a figura feminina, representando assim a figura masculina com o rosto escondido.