Contribuição do Serviço Social
Holanda e Bezerra (2000) analisam que a violência intra-familiar gera o abandona do lar e muitas vezes crianças e adolescentes se colocam em situação de risco social nas ruas, chegando mesmo a se envolvem com drogas e entrarem em conflito com a lei.
A natureza do serviço social é ampla, diversificada e deve atender a parâmetros éticos, sociopolíticos e sócio-educativos que se projetam como processo interventivo que aborda conhecimentos de Ciências Sociais para responder às questões sociais que se impõem na sociedade diante das desigualdades sociais e da violência doméstica com crianças e adolescentes.
Nessa perspectiva, pela própria conjuntura político-social é um trabalho que implica em condutas que implicam em diversas atuações sociais como a saúde, a assistência social a crianças, adolescentes e idosos, educação, etc.
O trabalho educativo e interventivo com adolescentes que sofrem violência familiar envolvem o conhecimento baseado em pesquisa sobre a base familiar, considerando-se que é no seio familiar onde o profissional poderá articular sua atuação diante dos desafios do trabalho social com as famílias em face de sua fragmentação e das complexidades de integração aos projetos sociais que estimulam a resolução de problemas que se geram no interior da estrutura familiar. ( COSTA, 2009).
O estudo levará em consideração a atuação e os limites no trabalho do assistente social como a questão da falta de infra-estrutura do Estado para oferecer serviços essenciais como clínicas especializadas em tratamento de alcoolismo e drogas.
O profissional de assistência social desempenha o papel de análise de situações de violência intrafamiliar que possam produzir fatores que