muito alem do peso
CURSO DE BACHARELADO EM PSICOLOGIA
COMENTÁRIO A RESPEITO DO DOCUMENTÁRIO “MUITO ALÉM DO PESO”
SETE LAGOAS,
2014
RODRIGO RIBEIRO DOS SANTOS
PRISCILA MOREIRA DOS SANTOS
LEONARDO GOMES DA SILVA
COMENTÁRIO A RESPEITO DO DOCUMENTÁRIO “MUITO ALÉM DO PESO”
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade Ciências da Vida como requisito da disciplina Psicopatologia II no sexto período do segundo semestre de 2014.
Professor Orientador: Lucas Avelar.
SETE LAGOAS, 2014
O documentário “Muito Além do Peso” produzido por Maria Farinha Filmes é, sem dúvida, uma obra para no mínimo refletir sobre nossas dietas alimentares. Bem, o documentário retrata os hábitos alimentares de várias crianças brasileiras, o acesso à alimentação, a força midiática e o conformismo popular. A obesidade e problemas relacionados à mesma são abordados, como diabetes, pressão e colesterol altos. A alimentação dessas crianças é o pivô das drásticas alterações na saúde delas. Com uma dieta baseada em produtos indecentemente industrializados e prejudiciais à saúde, elas destroem a saúde enquanto são enganadas por propagandas abusivas e irreais dos verdadeiros efeitos de refrigerantes, salgadinhos, doces e tudo o que substitui uma alimentação saudável.
Não apenas a falta de informação é responsável por uma alimentação deficitária, mas também o inacesso a frutas, verduras e legumes que deveriam basear a alimentação de todos, principalmente a infantil. Não apenas a dificuldade de encontrar um estabelecimento que venda produtos saudáveis, mas também o preço de mercado de produtos naturais é bem mais alto que os industrializados, forçando as famílias com menor renda a assumirem as consequências em longo prazo de uma alimentação deficitária. Tudo isso somado a um conformismo das famílias em aceitar a imposição das grandes