Gurus da qualidade
Apresentamos a seguir, um resumo dos trabalhos de alguns pioneiros considerados gurus da área de qualidade, que tem percorrido o mundo e aconselhado a indústria sobre o melhor modo de administrar a qualidade.
W. Edward Deming, Philip Crosby, J. M. Juran, Armand V. Feigenbaum e Kaoru Ishikawa.
Whiliams Edwards Deming
Foi um estatístico, professor universitário, autor, palestrante e consultor estadunidense. Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão. A partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto, qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação de métodos estatísticos como a análise de variantes e teste de hipóteses.
Deming apresenta 14 pontos para a administração
1. Criar constância de propósito quanto ao melhoramento do produto e do serviço. 2. Adotar a nova filosofia: “Não podemos mais conviver com os níveis comumente aceitos de atrasos, erros e execução defeituosa do trabalho”. 3. Cessar a dependência da inspeção em massa. Exigir, em seu lugar, a evidência estatística de que a qualidade está no produto. 4. Suspender a prática de aprovar compras apenas na base de preço. 5. Identificar problemas. É dever da administração trabalhar continuamente o sistema. 6. Instituir métodos modernos de treinamento no trabalho. 7. Instituir métodos modernos para supervisionar os trabalhadores da produção. A responsabilidade dos supervisores deve ser mudada de quantidade para qualidade. 8. Eliminar o medo, de tal modo que todos possam trabalhar efetivamente para a empresa. 9. Demolir as barreiras entre departamentos. 10. Eliminar metas numéricas, cartazes e slogans dirigidos aos trabalhadores pleiteando novos níveis de produtividade, se para isso os métodos não tiverem