092143980590

5493 palavras 22 páginas
Introdução
Em função do incremento da indústria do turismo, resolvemos desenvolver este artigo, com o objetivo de analisar/avaliar a importância do turismo no desenvolvimento local. No Estado da Bahia, na região da Chapada Diamantina.
Especificamente área de nosso particular interesse, o turismo vem se destacando como propulsor do desenvolvimento local, graças principalmente ao incentivo do governo estadual, objetivando tirar a região da estagnação econômica que aconteceu com o fim do “ciclo da mineração”.
A partir da década de 1970, o governo do Estado decidiu investir no aproveitamento destas potencialidades através da articulação das políticas estaduais que caracteriza, grosso modo, o contexto das políticas publica e a dinâmica do turismo no Brasil e na América Latina.
Neste contexto de desenvolvimento local, é fundamental a reflexão sobre conceitos básicos que, em última análise, estão diretamente implicados no cenário formado pela própria dinâmica da vida e do ambiente do entorno. Abrangendo assim, não só fatores econômicos, como também a melhoria da qualidade de vida das populações envolvidas, por intermédio do maior acesso aos direitos básicos dos cidadãos, através da participação e do respeito aos limites dos recursos naturais, pensando em gerações futuras.
Conceituando o Desenvolvimento Local
“Objetivando conhecer melhor o que é Desenvolvimento Local em sua essência, podemos começar buscando entender o significado de desenvolvimento” que define como, 1. Ato ou efeito de desenvolver (-se), 2. Adiantamento, crescimento, aumento, progresso. 3. Estágio econômico, social e político de uma comunidade, caracterizado por altos índices de rendimento dos fatores de produção, i.e., os recursos naturais, o capital e o trabalho”. Mas o que seria mesmo o ato ou efeito de desenvolver ou desenvolver-se?
No primeiro sentido, o ato ou efeito de desenvolver, dá margens a várias interpretações, tais como o chamado desenvolvimento no local, onde a localidade é somente a

Relacionados