GUIGUI
Baskara
Aluno:
Heron
Professor:
Simone
Turma:
9 ano
Bhaskara Akaria
O matemático Baskara viveu no século XII , no país da Índia, na região de Sahyadri conforme mostra a figura em anexo no final deste trabalho.Ele viveu de 1114 a 1185 . Nasceu numa tradicional família de astrólogos indianos, seguiu a tradição profissional da família, porém com uma orientação científica, e se destacou como o último matemático importante da idade média.
Ele desenvolveu importantes trabalhos em astronomia (tais como o cálculo do dia e hora da ocorrência de eclipses ou das posições e conjunções dos planetas) que dá sustentação à Astrologia e se destacou também na matemática, e se consagrou nos estudos da aritmética, da geometria plana e combinatória.
Foi um matemático, professor, astrólogo e astrônomo, seus méritos foram logo reconhecidos e muito cedo atingiu o posto de diretor do Observatório de Ujjain, o maior centro de pesquisas matemáticas e astronômicas da Índia na época, fama desenvolvida por excelentes matemáticos como Varahamihira e Brahmagupta, que ali tinham trabalhado e construído uma forte escola de astronomia matemática.
Sua obra representou a culminação de contribuições hindus anteriores. Seis trabalhos seus são conhecidos e um sétimo trabalho, reivindicado para ele, é considerado por muitos historiadores como uma não falsificação posterior. Filho de um astrólogo famoso chamado Mahesvara , tornou-se conhecido pela complementação da obra do conterrâneo Brahmagupta, por exemplo dando pioneiramente a solução geral da conhecida equação de Pell e a solução de um problema da divisão por zero, ao afirmar também pioneiramente, em sua publicação Vija-Ganita ou Bijaganita, um trabalho em 12 capítulos, que tal quociente seria infinito.
Os seis comprovados são Lilavati, Bijaganita, Siddhantasiromani, Vasanabhasya of Mitaksara, Karanakutuhala ou Brahmatulya e Vivarana Em Siddhantasiromani, dois volumes sobre