Guido d’arezzo
Guido D’Arezzo foi um músico italiano e monge beneditino nascido em Arezzo, foi criador das sete notas musicais, (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si) o moderno sistema de notação musical, recriando a antiga ordem musical, de modo que foi chamado de “o inventor da música”. Seu principal mérito foi criar um sistema de escrita que facilitou a leitura da música unificando os critérios até então. Criou o sistema de quatro linhas paralelas, o tetragrama, onde era possível indicar com exatidão a altura de cada uma das notas. Mais tarde, acrescentou-se a quinta linha criando-se o pentagrama. Guido D’Arezzo ainda deu nome às notas que até então eram simbolizadas pelas sete primeiras letras do alfabeto:
C=UT=DÓ
D=RE
E=MI
F=FÁ
G=SOL
A=LÁ
B=SI
Guido D’Arezzo inspirou-se em um Hino de seu tempo, o Hino a São João Batista, a sílaba inicial de cada verso da primeira estrofe do Hino, que rezava:
UT queant laxis
REsonaris fibris
MIra gestorum,
FAmuli tuorum,
SOLve polluti
LAbii reatum,
Sancte Iohannes...!
O Grande Músico morreu em Avellana. O nome da sétima nota da escala, SI, foi concretizado no século XV, com as iniciais das duas últimas palavras do último verso do Hino. Quanto à primeira nota mais tarde, foi modificada para DÓ, na maioria dos países da Europa.
Os Elementos da Música
A música é constituída de três elementos fundamentais: melodia, harmonia e ritmo.
Melodia: é uma sucessão de sons, de alturas e valores diferentes, que obedecem a um sentido lógico musical.É a organização simples de uma série de sons musicais, constituindo-se o elemento principal da música. É a seqüência de sons que você vai cantar ou tocar. Exemplo, o hino nacional brasileiro. A melodia é a forma que se canta, cada música tem uma melodia diferente. Não se canta o hino nacional da mesma forma que a música “Garota de Ipanema”. Isso é a melodia.
Harmonia: é a ciência que estuda os acordes e maneira de concatena-lo. Em música, a harmonia é o campo que estuda as