Arte na idade média
Provavelmente até o século IX a música se transmitia de forma oral até a criação de um sistema de escrita musical por volta do décimo século quando o monge beneditino italiano Guido d’Arezzo(995/1050) inventou a pauta com quatro linhas usadas no canto gregoriano da Igreja Católica.
Neumas: são os elementos básicos do sistema de notação musical antes da invenção da notação de pautas de cinco linhas. rimeiramente, eram colocadas pequenas marcas junto das palavras indicando o tipo de movimento sonoro a cantar. Essas marcas chamavam-se neumas.
O canto gregoriano ou cantochão é o tipo de música mais antigo com apenas uma linha melódica, sem acompanhamento instrumental, denominada música monofônica. A música polifônica que se seguiu, compunha-se de duas ou mais melodias. Ao longo do tempo, derivando-se destes tipo de músicas, apareceram outros com a adoção de várias vozes quando então apareceram os coros.
Este canto em latim, é usado até hoje na liturgia oficial da Igreja Católica. É lendária a criação deste modo de canto atribuída ao Papa Gregório I que governou a Igreja de 590 a 604. Na verdade ele apenas institucionalizou seu uso na liturgia.
Além dessa música sacra, surgiu também a música profana com canções compostas por trovadores, poetas e músicos no sul da França e Itália utilizando-se de instrumentos variados como acompanhamento. ( mostrar instrumentos)
Junto com as canções as danças eram muito populares em festas e feiras e que podiam ser tocadas por dois instrumentos, com um grupo mais numeroso. Os instrumentos que acompanhavam estas danças incluíam: a viela (antepassado da família do violino), o alaúde, flautas doces de vários tamanhos, gaitas de foles, o trompete reto medieval, instrumentos de percussão ( triângulos, sinos, tambores).
Principais compositores medievais:
Philippe de Vitry - Guillaume de Machaut - John Dunstable.
Leonin-século XII Francês - Compositor Francês que fez parte da escola de Notre