guiddens
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
SERVIÇO SOCIAL
Acadêmicos:
Professor(a) :
1. Faca um paralelo dos principais aspectos desenvolvidos por Guiddens e Harved sobre o modernismo e pós-modernismo.
2. Apresente informações relacionadas aos problemas ocasionados pela modernidade a partir da visão dos autores.
3. A partir do estudo de Guiddens a Harved qual a opinião da equipe?
1. Conforme Anthony Giddens (1991), com o advento da modernidade, a refletividade passa a se inserir na base de reprodução do sistema, onde pensamento e ação estão invariavelmente refratados entre si. Nestes termos, entende-se que as práticas sociais são constantemente examinadas e redefinidas à luz de novas informações sobre estas próprias práticas, alterando, assim, constitutivamente, seu caráter. Neste sentido, a modernidade não é marcada por uma busca constante pelo novo, mas, sim, pela suposição da reflexividade indiscriminada.
Quando os fundamentos da razão se propõem a substituir os da tradição, à primeira vista, a segurança e a certeza são as palavras de ordem. No entanto, não há relação direta entre conhecimento e certeza; em um mundo onde a reflexividade predomina, nenhum conhecimento é certo, todo conhecimento é revisado à luz de novas práticas. É possível dizer que a ideia de modernidade se opõe ao conceito de tradicional, mesmo que, em algumas situações, ambos possam estar entrelaçados. Em uma cultura tradicional, por exemplo, o passado é honrado e os símbolos, valorizados. “Ela é uma maneira de lidar com o tempo e o espaço, que insere qualquer atividade ou experiência particular dentro da continuidade do passado, presente e futuro (...)”. (GIDDENS, 1991. p.44). Por outro lado, é plausível afirmar que a tradição não é estática, já que a cada geração ela é reinventada.
A tradição está envolvida com o controle do tempo. Conforme Giddens (1997), a tradição é uma orientação para o passado, de tal forma que o passado tem