Artigo Baumann
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS BAUMAN,Zigmund, Modernide e Ambivalência. 1ª ed. Rio de Janeiro: Zahar Ed, 1999. -O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro:Zahar Ed, 1998. ELIAS, Norbert;e SCOTSON, John.L. Os estabelecidos e os ousiders: sociologia das relações de poder através de uma comunidade; tradução Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed, 2000. GUIDDENS, Anthony. As Consequências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.
Resumo: A ideia principal deste artigo é fazer uma comparação entre as obras de Bauman e Giddens sobre modernidade e pós modernidade e o processo de globalização , para tentar explicar melhor isso usarei a teoria de Norbert Elias sobre os “Estabelecidos e Outsiders,” e, com isso provar que o processo de modernidade e pós modernidade é continuamente condicionado pelos Estados Nações “estabelecidos”sobre os “outsiders” que seriam as nações em desenvolvimento.
Palavras chave; Modernidade, pós-modernidade,globalização.
Zygmund Bauman atualiza o debate sobre a modernidade e pós-modernidade “a existência é moderna na medida em que contem a alternativa da ordem e do caos”(BAUMAN; 1999. pag. 14) para explicar melhor esse processo criou a teoria da modernidade sólida e a modernidade liquida. A modernidade sólida para Bauman caracteriza-se no projeto de controle do mundo pela razão, a crença de que estávamos no mundo por “nós mesmos”estava baseada em condições políticas e culturais estáveis com valores baseados na ciência e os Estados Nações, através dos ordenamentos racionais e tinha a pretensão de transformar o mundo no “melhor dos mundos.” “ A crença de que há um fim do caminho em que andamos, um telos alcançável da mudança histórica, um estado de perfeição a ser atingido amanhã, no próximo ano ou no próximo