Guiddens - Fichamento
1 – INTRODUÇÃO: Giddens destaca na introdução que realizará uma análise institucional da modernidade, com ênfases cultural e epistemológica, diferenciando da maioria das discussões em curso. Modernidade é entendida pelo autor como estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influência.
RESUMO: Nesta obra, falando sobre modernidade, Giddens destaca que a modernidade não criou apenas oportunidades, mas também diversos riscos, como ecológicos, uso arbitrário do poder político, confronto nuclear, conflito militar, entre outros. Outra característica da modernidade está relacionada ao tema confiança. Sustenta a ideia de que não estamos entrando em um período pós-moderno, mas sim num período em que as consequências da modernidade estão se tornando mais radicalizadas e universalizadas do que antes.
1 – INTRODUÇÃO: Giddens destaca na introdução que realizará uma análise institucional da modernidade, com ênfases cultural e epistemológica, diferenciando da maioria das discussões em curso. Modernidade é entendida pelo autor como estilo, costume de vida ou organização social que emergiram na Europa a partir do século XVII e que ulteriormente se tornaram mais ou menos mundiais em sua influência. RESUMO: Nesta obra, falando sobre modernidade, Giddens destaca que a modernidade não criou apenas oportunidades, mas também diversos riscos, como