Guia - Preenchimento Planilha IFPUG
Orientação prática para preenchimento da Planilha de Contagem IFPUG
1) A planilha está dividida em três partes: Contagem, Funções e Sumário (veja figura abaixo). Cada aba possui campos específicos que devem ser preenchidos adequadamente, conforme descrito a seguir.
Observe que os campos de preenchimento automático (fundo cinza) não devem ser alterados, uma vez que seus valores são carregados com base em outros campos da planilha.
Figura 1 - Abas
2) A primeira parte é referente à informações sobre a contagem, como os artefatos utilizados, o propósito da contagem, o tipo de contagem, etc. Ela está ilustrada na figura abaixo:
Figura 2 – Identificação da Contagem
Os campos R$/PF, Custo, Deflator e PF Local são utilizados em aplicações onde este modelo de planilha é utilizado na medição de Ordens de Serviço de desenvolvimento e manutenção de sistemas cuja medição da produção é feita em termos da Análise de Pontos de Função. Eles estão fora do escopo deste documento. Este modelo se propõe a estar inserido em um contexto onde haja atividades de garantia da qualidade da medição e possui campos para o registro do Responsável pela medição (assim como a Data de Criação) e campos para o registro do Revisor (assim como a Data da Revisão). O preenchimento do grupo Tipo de Contagem não é exclusivo: O primeiro campo, Estimativa, indica se trata de uma medição final ou de uma estimativa; enquanto os demais campos indicam tratar-se de um Projeto de
Desenvolvimento, Projeto de Melhoria ou Aplicação.
3) A segunda parte contém a explicação da medição ou estimativa. Ali deve haver a informação necessária para o analista justificar a sua contagem perante alguma parte que não esteja de acordo com os seus resultados. Ela está ilustrada na figura abaixo:
1
Versão 1.0
www.fattocs.com.br
Figura 3 – Aba de Contagem de Pontos de Função
- Os campos Aplicação, Projeto, Responsável, Revisor, Empresa e PF são preenchidos