Engenharia de Petróleo
ROTEIRO 4 – MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME
Salvador - Ba
2013
CURSO DE ENGENHARIA
EDSON SANTANA
MARIA CECÍLIA
MICHELE MARISSOL
RAMON DANTAS
ROTEIRO 4 – MOVIMENTO RETILINEO UNIFORME
Relatório Experimental da disciplina de Física I apresentado, como requisito parcial para aprovação na disciplina, ao Professor Marcos Túlio, em Outubro de 2013.
Salvador - Ba
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Retilíneo e Uniforme O movimento retilíneo e uniforme tem as seguintes características: velocidade constante, daí o termo uniforme; distâncias iguais são percorridas para o mesmo intervalo de tempo; aceleração nula.
Equação no MRU Considere um móvel percorrendo uma trajetória retilínea com respeito a um referencial adotado, por exemplo, a origem do eixos dos x. No instante de tempo t0 = 0, o móvel encontra-se em s0 (posição inicial) e no instante de tempo, t, o móvel está na posição s. Como a velocidade média para o movimento retilíneo e uniforme é idêntica a velocidade em qualquer tempo, vm= v, tem-se da definição de velocidade escalar média (2.8):
então isolando-se s temos a equação horária do MRU dada pela equação (3.1)
(3.1) A variação do espaço s = s - s0 = vt é numericamente igual a área sob a curva do gráfico da velocidade contra o tempo (gráfico de vxt).
3.3 Movimento Uniformemente Variado O movimento uniformemente variado tem as seguintes características: aceleração constante; a velocidade varia uniformemente com o tempo; o espaço percorrido aumenta proporcionalmente ao quadrado do tempo.
Equação de velocidade no MUV Seja v0 a velocidade inicial do móvel no instante de tempo t0 = 0 e v a sua velocidade no instante de tempo t, então a aceleração média am = a por (2.10) vale:
de onde se encontra após isolarmos v, a