Engenharia de petróleo
É o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de poços e jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O bacharel em Engenharia de Petróleo, ou engenheiro de petróleo, tem como campo de atividade petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Com seus conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, ele trabalha na descoberta de jazidas de petróleo e também em poços de gás natural. É da responsabilidade desse profissional desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria. Esse especialista também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores. É requisito da profissão conhecer a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados e, como a maior parte das empresas do setor é estrangeira, é necessário ter fluência em inglês. (Guia do Estudante)
Grade Curricular
A Engenharia de Petróleo envolve o desenvolvimento das acumulações de óleo e gás descobertas durante a fase de exploração de um campo petrolífero, sendo associada, primordialmente, à área de explotação. O curso de Engenharia de Petróleo encontra-se dividido em seis áreas básicas: Engenharia de Reservatórios; Engenharia de Poço (Perfuração e Completação); Processo de Produção; Economia do Petróleo; Tecnologia para Explotação de Petróleo no Mar; e Saúde, Segurança no Trabalho e Meio Ambiente.
A Engenharia do Petróleo envolve ainda uma ampla gama de conhecimentos, sendo que podemos destacar fortes interações com as áreas de Geologia, Geofísica; Química e Engenharia Química, além de Automação e Controle. (PR1, 2014)
Melhores Faculdades Pontifícia Universidade Católica do Rio de