engenharia do petroleo
É o conjunto de técnicas usadas para a descoberta de poços e jazidas e para a exploração, produção e comercialização de petróleo e gás natural. O bacharel em Engenharia de Petróleo, ou engenheiro de petróleo, tem como campo de atividade petroleiros, refinarias, plataformas marítimas e petroquímicas. Com duração de 3 a 4 anos O ENGENHEIRO DO PETRÓLEO
Adquire conhecimentos em engenharia, geofísica, mineração e geologia, e com isso trabalha na descoberta de jazidas de petróleo e também em poços de gás natural. É da responsabilidade desse profissional desenvolver projetos que visem à exploração e à produção desses bens sem prejuízo ao meio ambiente nem desperdício de material. Além disso, cuida do transporte do petróleo e seus derivados, desde o local da exploração até a chegada na refinaria.
Esse especialista também pode atuar em consultorias ambientais e no setor de exportação e importação, fazendo pesquisas de preços de matérias-primas ou captando compradores. É requisito da profissão conhecer a legislação internacional que regula as atividades ligadas ao petróleo e seus derivados e, como a maior parte das empresas do setor é estrangeira, é necessário ter fluência em inglês.
Mão de obra escassa
Mas as empresas do setor reclamam que não encontram no mercado brasileiro mão de obra devidamente qualificada: o setor estima que precisará de 200 mil profissionais até 2015 muitos deles, engenheiros. A carência é tanta que o país vem importando esses profissionais.
Em um concurso da Petrobras para cadastrar 1,5 mil funcionários, de diversos setores. Só para engenharia do petróleo, o cadastro reserva quase 400 vagas onde 20% delas é, para início imediato.
Os 4 melhores cursos de Engenharia de Petróleo do Brasil
Nome da Faculdade
Estrelas
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
★★★★★
Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf)
★★★★
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
★★★★