guia de controlo interno
O tema versa sobre elaboração de um Guia de Controlo Interno para as Pequenas e Médias Empresas, o mesmo, pretende chamar atenção para a crescente importância do Controlo Interno nas pequenas e médias empresas dos mais variados segmentos do mercado, pois estas se encontram motivadas pela pressão do dia-a-dia e tem objectivos e metas por cumprir. Nesta perspectiva, o posicionamento do controlo interno, numa visão actualizada do seu funcionamento, centra a sua atenção nas diversas áreas da empresa, a fim de proteger seus activos, proporcionando a produção de dados confiáveis, mitigar riscos, bem como, auxiliar a gestão na condução do negócio d eforma transparente e prudente.
Os sistemas de Controlos Internos de cada instituição, a partir do estudo de suas características, devem estabelecer suas acções e medidas, assim como fazer-se cumprir por todas as pessoas envolvidas e comprometidas com seu funcionamento. Os controlos internos, visam organizar os dados, fornecendo informações importantes sobre os actos e factos ocorridos na empresa, bem como realizar uma revisão para que seja constatada a veracidade das informações fornecidas aos stakeholders1.
Para obter um melhor entendimento para avaliação dos resultados traçou-se os pontos a abordar, sendo o tema de pesquisa o primeiro ponto no qual irei devidamente delimitar, seguido da justificação onde irei apresentar os motivos da escolha do tema, irei também prosseguir com o foco ou eixo central da pesquisa e posteriormente irei enunciar os objectivos, problema de pesquisa, Hipóteses de pesquisa, a metodologia que usei, argumentos preliminar, referencial teórico, referencias bibliográficas e por fim sumario preliminar da monografia.
1. Questões investigativas para o projecto
Diante do exposto, percebe-se que as informações necessárias para uma boa administração são geradas pelo controlo da própria entidade. Neste viés, a pesquisa segue um estudo teórico e argumentativo, no intuito de elucidar as