Monografia
1. INTRODUÇÃO
No contexto social actual em que muito se tem falado em empreendedorismo e o auto emprego, se tem verificado um aumento e incentivos a abertura de varias novas empresas, mas a abertura de novas empresas por si só não significa o sucesso das mesmas se não houver observância de um conjunto de normas e procedimentos que visam salvaguardar os activos investidos.
Neste âmbito o controlo torna-se uma ferramenta essencial para que as organizações alcancem os seus objectivos e resultados satisfatórios.
Assim sendo, o presente trabalho incidiu sobre vários aspectos relativos a utilização de controlo interno nas pequenas e medias empresas na Cidade de Maputo, as pequenas e medias empresas desempenham um papel importante na nossa economia, pois criam novos empregos, permitindo que haja aumento de arrecadação de receitas para o estado, gerando renda para os seus colaboradores, contribuindo no aumento do produto interno bruto (PIB), as mesmas são mais flexíveis e rápidas podendo se adaptar com maior facilidade as demandas do mercado e as suas mudanças. Um controlo interno eficaz é aquele que pode contribuir de forma muito significativa para a redução de riscos associados ao exercício de actividade dos gestores, num ambiente de competitividade e constantes mudanças e que exige uma frequente tomada de decisões, o controlo interno deve ser encarado como um instrumento que permite aos gestores agir com maior segurança e clareza de modo a tomar as melhores decisões.
Neste trabalho procura-se demostrar até que ponto o controle interno pode ser considerado uma ferramenta capaz de ajudar na tomada das melhores decisões nas pequenas e médias empresas.
Tendo como objectivo geral analisar a contribuição do controlo interno no processo de tomada de decisão no contexto das pequenas e médias empresas.
O presente trabalho foi desenvolvido através de pesquisa bibliográfica por meio de artigos científicos, monografias, dissertações, livros e pesquisas na internet.