Ozono
André Velez Nº3, 10º Ct4
Ruben Martins Nº20
Diogo Joaquim nº8
Miguel Simões Nº15
Índice
1 - O que é?
2 - Formação
3 - Ozono como poluente
4 - «Buraco» na Camada de Ozono
5 - Consequências Ambientais
6 - Medidas tomadas
7 - Notícias Recentes
O que é?
-Trata-se de uma camada composta por vários gases entre os quais, o ozono claro.
-Esta camada estende-se por cerca de 35Km entre os 15 e os 50Km acima do nível do mar.
-No fundo esta camada serve como um filtro solar, ou seja, impede que as radiações solares, mais energéticas, atinjam a troposfera.
Factos:
-Se fosse possível trazer para mais perto da superfície terrestre todo o ozono atmosférico, a condições PTN, esta camada teria apenas 3mm de espessura.
-Também existe ozono na troposfera, mas, aí, este gás é um poluente, pois há contacto direto com os seres vivos. Chama-se, por isso, ao ozono troposférico, «mau ozono».
Formação
-Formação em linguagem científica, a formação do ozono traduzir-se-ia da seguinte maneira:
O + O2 + M → O3 + M
-Isto quer dizer mais ou menos o seguinte: Os átomos de oxigénio livres na atmosfera são quimicamente ativos, pelo que tendem a combinar-se com moléculas próximas para estabilizarem-se. Imaginemos que tenhamos adjacentes aos átomos livres de oxigénio moléculas de oxigénio e outras quaisquer. Chamemos as segundas de M (de molécula).
Um átomo livre de oxigénio com uma molécula de oxigénio e uma molécula M são transformados em ozono e uma molécula M. Aquela molécula M não é consumida pela reação, porém é necessária para que possa se realizar.
Na verdade M é um catalisador, que no caso da atmosfera da Terra pode ser o nitrogénio molecular (N2). Portanto, esta é uma das formas mais comuns de produzir-se ozono. Outras adviriam de fornos industriais, motores entre outros que produzem o gás.
Ozono como poluente
O ozono é considerado poluente secundário pois não é emitido