Ozono
O que é o ozono?
É uma substância elementar gasosa bastante oxidante, azul, venenosa, bastante instável e com um odor desagradável, que lembra lixívia. (a palavra ozono provem do grego ozein que significa mau cheiro)
A sua inalação, mesmo feita em quantidades reduzidas, pode ser mortal para o Homem.
A sua molécula é constituída por três átomos de oxigénio.
Este gás forma-se, por um processo natural, na Estratosfera (camada da Atmosfera que fica entre os 15 e os 50km de altitude) a partir do Oxigénio e com a ajuda da radiação ultravioleta.
Existem dois tipos de Ozono’s: O ozono estratosférico – que é aquele que nos protege do efeito prejudicial das radiações ultra violeta, absorvendo-as. É conhecido por ozono “bom”. O ozono troposférico – este forma-se na troposfera, devido à emissão de gases contaminantes da atmosfera e que são produzidos pela indústria e libertados pelos escapes dos automóveis. É poluente, tóxico e pode causar graves problemas à saúde humana. Mas eu irei falar do ozono estratosférico.
A Camada de Ozono
Como já sabemos, A atmosfera terrestre encontra-se divida em várias camadas.
90% do ozono atmosférico concentra-se numa zona da estratosfera, entre os 15 e os 50km acima do nível do mar com uma espessura de 35km, que ficou por isso conhecida como camada de ozono.
O ozono é muito menos comum na atmosfera do que o oxigénio normal.
Em cada 10 milhões de moléculas de gases que constituem o ar, cerca de 2milhões são de oxigénio e apenas 3moléculas são de ozono.
Embora em quantidades reduzidas, o ozono desempenha um papel muito importante na atmosfera.
As radiações ultravioletas que atingem a Terra podem agrupar-se em três tipos: * UV-C – as mais energéticas; * UV-B; * UV-A – as menos energéticas.
Os raios