Metodologia de análise de sistemas
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM
ENGENHARIA DE SISTEMAS
ADILSON ROSA LOPES
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE NOTAS DO MÓDULO: METODOLOGIA DE ANÁLISE DE SISTEMAS
VILA VELHA - ES
2011
ADILSON ROSA LOPES
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE NOTAS DO MÓDULO: METODOLOGIA DE ANÁLISE DE SISTEMAS
VILA VELHA - ES 2011 Introdução A análise de sistemas surgiu da necessidade do controle das práticas administrativas em grandes empresas. Da necessidade de manipulação racional e eficiente de grande quantidade de dados. Tal necessidade se tornou mais evidente depois da primeira guerra, com o crescimento das organizações.
A definição de sistema sugerida pelo American National Standards Institute (ANSI) é: “Sistema, para processamento de dados, é o conjunto de pessoas, máquinas e métodos organizados de modo a cumprir um certo número de funções específicas.”
Antes da segunda revolução industrial, ou a informatização da sociedade, os computadores eram de domínio de cientistas e militares. Foram duas as principais mudanças sociais e econômicas após esta revolução: concentração da produção e aumento da capacidade produtiva com o domínio da energia e o maior aproveitamento das máquinas e processos.
Consequente a isso, surgiu a necessidade de uma gestão mais integrada e descentralizada. Para descentralizar, dividiram-se as tarefas da organização: produção, contábil, relacionamento com clientes, finanças, pessoal, etc. Para promover a integração, foi necessário evoluir a comunicação. Pois, no começo, poucos se comunicavam com poucos e informações inúteis eram passadas juntamente com as que interessavam a quem recebia. Foi preciso focar em “o que comunicar e a quem”, e, então, aprimorou-se a técnica da comunicação escrita, principalmente por meio de formulários.
Na comunicação havia muita perda de informação, isso levou à necessidade de administrar a informação. Criaram-se, portanto,