auditoria as compras
1 Introdução
Em todas as empresas, independentemente da sua actividade existem áreas delicadas que precisam de uma atenção para garantir a sobrevivência e desenvolvimento de tal empresa. Contudo as compras de “bens e serviços”, pessoal e “contas a pagar” existem em todas empresas, dai torna-se necessário falar desta área nascendo assim o tema do presente trabalho que é: a auditoria às compras de bens e serviços, pessoal e contas a pagar.
1.1 Objectivo geral:
Compreender a auditoria às compras de bens e serviços, pessoal e contas a pagar
1.2 Objectivos específicos:
Descrever as medidas de controlo interno na compra de bens e serviços;
Descrever os procedimentos de auditoria na área de compras de bens e serviços e contas a pagar;
Resolver um exercício prática relacionado com esta área de auditoria.
1.3 Metodologias:
Para a elaboração deste trabalho fez-se consulta de obras que tratam deste tema (auditoria às compras de bens e serviços, pessoal e contas a pagar)
2 Alguns aspectos de natureza contabilística
As principais contas do 1º grau (contas mães) que tem a ver com esta área de auditoria são: compras, fornecedores e serviços de terceiros, gastos com o pessoal, fornecedores, empréstimos obtidos, gastos e perdas financeiros.
Por outro lado dentre as diversas contas do 2º grau (subcontas) relacionadas com esta área, destacamos as seguintes: fornecedores conta correntes, fornecedores títulos a pagar, retenção de impostos sobre o rendimento, imposto sobre o valor acrescentado, contribuições para a segurança social, devolução de compras, desconto de pronto pagamento obtido.
Vejamos de seguida o âmbito de cada uma das já referidas contas do 1º grau:
Conta compras (2.1) destina-se a registar o custo de aquisição das matérias-primas, e de bens aprovisionais destinados ao consumo ou venda. Nesta conta contabiliza-se também as despesas de compra (transportes, seguros, etc.).
Conta Fornecimento e serviços