Guia de apresentação do conto "Mariana" de Miguel Torga
Biografia de Miguel Torga
Razão da escolha do conto
Apresentação do resumo
Intenção do autor
Citação preferida
BIOGRAFIA
Miguel Torga, pseudónimo de Adolfo Correia Rocha, (São Martinho de Anta, Vila Real, 12 de Agosto de 1907 — Coimbra, 17 de Janeiro de 1995). O pseudónimo surge em honra de Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Torga vem de uma planta brava da montanha que deita raízes fortes sobre o solo ácido
Filho de Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros. Em 1917, aos dez anos, vai para uma casa apalaçada do Porto, habitada por parentes da família.
Em 1918 vai para o Seminário de Lamego, onde melhorau os conhecimentos de português, da geografia, da história, aprendido o latim e ganhado familiaridade com os textos sagrados.
Emigrou para o Brasil em 1919, com doze anos, o tio apercebe-se da sua inteligência e patrocina-lhe os estudos liceais, em Leopoldina. Distingue-se como um aluno dotado. Em 1925, regressa a Portugal .
Em 1928 entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro, "Ansiedade", de poesia.
Em 1933 concluiu a formatura em Medicina, com apoio financeiro do tio do Brasil. Exerceu no início nas agrestes terras transmontanas, de onde era originário e que são pano de fundo da maior parte da sua obra.
Casa com Andrée Crabbé em 1940, estudante de nacionalidade belga. Entre os vários prémios que ganhou destaca-se o Prémio Camões em 1989.
RAZÃO DA ESCOLHA DO CONTO
APRESENTAÇÃO DO RESUMO
A personagem principal é Mariana, mulher solteira.
É Julho, Mariana tem já um filho bebé, mais tarde sabe-se que é de Custódio. Percebe-se que é extremamente maternal, muito apegada aos filhos, a ideia de alguém os levar deixa-a perturbada.
Em Caleirão vê Júlio Pessanha a regar as plantas, após curta conversa envolvem-se e no fim Mariana despede-se friamente.
Passados três anos, regressa a veiga de Justes, desta vez