guia afinação
ESCOLA DE MÚSICA
Classe de Flauta Transversal – Lucas Robatto
GUIA PRÁTICO, SIMPLES E SUPERFICIAL PARA AFINAÇÃO
[Versão incompleta, favor não divulgar]
Afinar é tocar junto, é ajustar um com o outro, é regular-se mutuamente em um objetivo comum. Mesmo quando os sons não ocorrem simultaneamente, os diferentes sons que tocamos devem seguir uma relação coerente entre si, devem seguir um sistema de afinação.
O conhecimento dos diversos sistemas de afinação atualmente utilizados é fundamental para o “tocar afinado”, porém acredito que o primeiro passo em direção a afinação é o desenvolvimento da capacidade de perceber - de ouvir – a natureza da relação entre sons simultâneos, seja através do reconhecimento de batimentos, seja através do reconhecimento de fenômenos acústicos tais como os sons combinatórios.
Quase que ao mesmo tempo em que estas capacidades devem ser treinadas, deve-se desenvolver a memória intervalar, relativa a diferentes sons não-simultâneos, sendo esta memória a aplicação prática de um dado sistema de afinação. Este guia pretende primordialmente treinar estas habilidades na prática musical.
Para a eficácia de tais estudos é necessário o domínio de certos conceitos acústicos teóricos – os quais esboçarei brevemente a seguir – que nos auxiliam a entender e a alterar as relações entre sons de diferentes freqüências. Após o entendimento teórico e a constatação experimental (ao tocar e ouvir), pode-se aplicar alguns exercícios que desenvolvi e que tenho constatado serem eficazes no treinamento da afinação. Estes exercícios têm por objetivo a aplicação, na prática musical, de conhecimentos teóricos sobre afinação, treinando e desenvolvendo habilidades e reflexos que auxiliem a um tocar mais afinado.
Este guia é intencionalmente superficial, pois não pretende explicar vários conceitos fundamentais sobre acústica. Pelo contrário, para a aplicação e entendimento eficaz deste guia é necessário o