Gui - interface gráfica usuário
SISTEMAS OPERACIONAIS
GUI – INTERFACE GRÁFICA USUÁRIO
SISTEMAS OPERACIONAIS
Aliny Oliveira Camargo n°29
Ana Carolina Sanches Camacho n°26
Diego do Nascimento Freitas n°25
Felipe de Lima nº08
Gustavo Fávaro n°10
Isis Gonçalves de Moraes n°13
Marcela Rodrigues dos Santos n°20
1. Interface gráfica de usuário
Em informática, interface gráfica do utilizador é um tipo de interface que permite a interação com dispositivos digitais através de elementos gráficos como ícones e outros indicadores visuais, em contraste a interface de linha de comando. Uma interface gráfica de utilizador usa uma combinação de tecnologias e dispositivos para fornecer uma plataforma com a qual o utilizador pode interagir.
2. História da Interface
Os computadores foram criados inicialmente para atender à necessidade de resolução de cálculos de maior complexidade. A década de quarenta marcou o início de uma Era que afetaria a história e a vida de milhões de pessoas, a invenção do computador digital. A primeira geração utilizava válvulas eletrônicas e cabos, seus maiores problemas eram a velocidade e temperatura; na segunda geração o grande avanço foi a substituição das válvulas por transistores e a troca dos cabos por placas de circuito impresso, resultando em ganho de velocidade de processamento, tamanho e custo. Os dados eram introduzidos através do uso de cartões perfurados que mais tarde seriam vertidos em páginas datilografadas. O uso de algo que intermediasse o computador ao seu usuário era pouco necessário, uma vez que para desempenhar essa função, bastava ter ao seu comando alguém que soubesse manusear a máquina o suficiente para obter os resultados esperados.
[pic]
Podemos dividir os tipos de interface em três eras: Batch (1945-1968), Linha de Comando (1969-1983) e Gráfica (1984 a atual).
O Batch é a execução de uma lista de ações (jobs), configurada através de scripts e parâmetros de linha de comando. Esse tipo