Guerras/revoluções
EUA
Problema econômico:
1. Precisava manter os níveis de crescimento econômico
2. Precisava impedir uma possível crise com o fim da guerra (já que param de comprar armas, alimentos e mantimentos que vão sendo estocados e não vendidos).
Solução: Guerra Fria
Resultados:
1. Elevação do padrão de vida dos norte-americanos
2. Aumento do anticomunismo.
Como:
1. Os EUA manipulavam a opinião pública para obter apoio à política externa.
2. Surgimento do conceito de Segurança Nacional para o combate ao comunismo, com uma propaganda exagerada, que começou com sua histeria em 49 devido à Revolução Socialista na China e ao fato da URSS ter explodido sua primeira bomba A.
3. Surgimento do Macartismo: o senador Macarthy afirmou que havia muitos comunistas no governo com o objetivo de elevar sua popularidade. Isso gerou uma desconfiança à população, já que não confiavam nem em seus parentes. Efeitos: restrições aos direitos individuais, sociedade individualizada, perseguições aos indivíduos considerados de esquerda (artistas e intelectuais), patrulha ideológica e seis milhões de vítimas. Para se manter no poder, Macarthy tinha que acusar cada vez mais, mesmo que sem motivos, porém quando optou por acusar o exército de comunista foi tirado do poder.
URSS
Problemas:
1. País que mais perdeu pessoas na 2ª Guerra
2. Precisavam impedir o contato dos soldados soviéticos com as outras realidades, porque quando não tinham esse contato, achavam que sua vida era boa (prendiam os soldados que tiveram esse contato na Sibéria).
3. Destruição da parte europeia do país
Soluções:
1. Aumento da repressão interna
2. Manipulação de informações como forma de demonizar o capitalismo.
3. Planos Quinquenais voltados para a reconstrução e para o aumento do poder militar, não pensavam no aumento dos bens de consumo e na qualidade de vida: o 4º era para a reconstrução das indústrias, o 5º era para o desenvolvimento hidrelétrico, indústria pesada, progresso