Guerras civis - revoltas armadas
As guerras civis são conflitos internos que ocorrem dentro das fronteiras e com os povos de um país, sendo que, na maioria das vezes, resultam em lutas armadas. Dentre os motivos desse tipo de guerra na África, podem-se destacar governos ditatoriais, baixo nível socioeconômico, diferenças étnicas (Ruanda, Congo), disputas territoriais (Serra Leoa, Etiópia), questões religiosas (Argélia), ambientais, e o mais marcante, talvez, seja a forma como ocorreu a colonização, que contribuiu para o surgimento e agravamento das guerras pelos outros motivos.
Sudao
O Sudão é maior país da África, com cerca de 2.5 milhões de km², localizado na região nordeste do continente. É coberto, ao norte, por um extenso deserto que se estende por quase um terço do território. Ao sul, sucedem-se pântanos e florestas tropicais, que dificultam a plantação de lavouras.
-Contexto
O país enfrenta uma guerra civil desde a década de 1950, devido à rivalidade entre os árabes muçulmanos - grupo majoritário no norte do país - e os negros africanos do sul, onde os cristãos e os animistas (adeptos de religiões tribais) são maioria. Desde 2002, governo e rebeldes tentam chegar a um acordo, mas, apesar dos avanços das negociações, a pacificação do país não está totalmente garantida. Os conflitos acabaram prejudicando a agricultura, de forma que a fome e a guerra já mataram mais de 2 milhões de pessoas. Muitos sudaneses sobrevivem atualmente da ajuda humanitária de outras nações.
Primeira Guerra Civil Sudanesa
A Primeira Guerra Civil Sudanesa foi um conflito bélico ocorrido entre 1955 e 1972 entre a parte norte do Sudão e a parte sul que exigia maior autonomia regional. Meio milhão de pessoas morreram durante os 17 anos de guerra, que pode ser dividida em três fases: a guerra de guerrilhas inicial, o Anyanya e o Movimento para a Libertação do Sudão do Sul. O conflito foi encerrado com a assinatura do tratado de Adis Abeba de 1972. guerra de guerrilhas guerra de guerrilhas: é um