Guerra
CONCEITO: Guerra é uma luta armada entre nações, por motivos territoriais, econômicos ou ideológicos. Também é um conflito armado pelo controle político entre diferentes grupos dentro da mesma nação, a chamada guerra civil.
MOTIVOS: São vários os motivos que podem estar por trás de uma guerra, dentre eles a disputa pelo poder, motivações econômicas, a imposição de ideias ou cultura, o confronto entre causas sociais e motivos religiosos ou de etnia. Em resumo, é um grupo de pessoas usando de violência para se impor sobre outro grupo
CLASSIFICAÇÃO: Uma guerra pode ser classificada em diferentes formas de acordo com as causas, o seu desenvolvimento, a intensidade e outros. O que se pode notar é que uma guerra geralmente tem mais de um motivo, o que pode classificá-la em mais de uma modalidade. Confira algumas modalidades e exemplos:
Modalidade – Intensidade é um conflito que envolve todos os recursos de um Estado e de uma sociedade. Exemplo: I Guerra Mundial, II Guerra Mundial. Podem ter períodos de conflitos e períodos de calma. Geralmente acontecem pós independência, quando as Nações não estão totalmente consolidadas.
Modalidade – Abrangência é um confronto que envolve várias nações, continentes, geralmente pela liderança do mundo. Exemplo: I Guerra Mundial e II Guerra Mundial. Que envolve dois ou três países geralmente por lideranças regionais.
Modalidade – Desenvolvimento do Conflito: Guerra Civil: É um conflito dentro da própria nação. Exemplo: Guerra dos Farrapos (Brasil) e Guerra Civil Espanhola (Espanha); Guerra Fria: Através de conflitos indiretos, como espionagem, subversão, corrida tecnologia, nações se confrontam por uma liderança. Exemplo: Estados Unidos e a antiga União Soviética. Guerra Revolucionária: ocorre durante uma revolução onde um dos lados tem a intenção de tomar o poder. Exemplo: Revolução Russa.
Modalidade – Bélico ou causus belis: envolve causas econômicas. Exemplo: embargo à África do Sul no Apartheid. As Guerras